Uma fase crítica e inerente às obras de infraestrutura, a mobilização de mão de obra é um dos focos de inovação da Construtora Barbosa Mello (CBM). Habituada a projetos que demandam a contração de centenas de profissionais em um curto prazo, a CBM está investindo na modernização do processo por meio de metodologias ágeis e tecnologia aplicada.
A inciativa faz
parte do novo direcionamento estratégico da empresa, que contempla cinco
princípios: Engenharia de gente, Excelência operacional, Transformação digital,
Crescimento sustentável e Ponta é centro. Com base nesses pilares, em janeiro, uma
equipe multidisciplinar criou alternativas que pudessem ampliar a agilidade e
eficiência do processo. Para isso, o grupo utilizou o Design Thinking, uma
metodologia centrada em três pilares: empatia, colaboração e experimentação.
“Por meio da
empatia, exercitamos nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro,
observar cuidadosamente suas necessidades e como podemos ajudar a resolver. Com
colaboração, um time procura gerar o maior número de soluções. Com a experimentação,
selecionamos as melhores ideias para os protótipos (entregas reais e de curto
prazo)”, explica o gerente de Inovação, Bruno Amaral.
Segundo ele, por
meio dos protótipos, é possível testar, identificar o que deu certo, o que não
deu e, assim, evoluir o produto, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro.
As propostas elaboradas pelo time foram validadas com outros colaboradores a
partir de uma série de entrevistas. A prototipação será realizada em etapas nos
próximos meses.
Para a assistente
administrativa, Neilimara Silva, que participou da iniciativa, o desafio
fomentou o desenvolvimento de propostas inovadoras. “Esses três dias que passamos
juntos para encontrar a solução ficarão marcados. Conseguimos sair da zona de
conforto e atendemos a demanda em tempo recorde”, afirma.
As soluções propostas
contemplam um painel de indicadores para acompanhamento em tempo real da
mobilização, um programa de indicações de profissionais automatizado, a
implantação de pontos móveis de atendimento para que os candidatos façam seu
autocadastro no portal de currículos da Barbosa Mello e o uso de chatbot
(assistente virtual que usa inteligência artificial para interagir com
candidatos).