Notícias - Construtora Barbosa Mello inova no processo de mobilização de obra

Empresa utiliza design thinking para reestruturar o processo de contratação de mão de obra, garantindo rápido tempo de resposta

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Construtora Barbosa Mello inova no processo de mobilização de obra


Empresa utiliza design thinking para reestruturar o processo de contratação de mão de obra, garantindo rápido tempo de resposta



Uma fase crítica e inerente às obras de infraestrutura, a mobilização de mão de obra é um dos focos de inovação da Construtora Barbosa Mello (CBM). Habituada a projetos que demandam a contração de centenas de profissionais em um curto prazo, a CBM está investindo na modernização do processo por meio de metodologias ágeis e tecnologia aplicada.

 

A inciativa faz parte do novo direcionamento estratégico da empresa, que contempla cinco princípios: Engenharia de gente, Excelência operacional, Transformação digital, Crescimento sustentável e Ponta é centro. Com base nesses pilares, em janeiro, uma equipe multidisciplinar criou alternativas que pudessem ampliar a agilidade e eficiência do processo. Para isso, o grupo utilizou o Design Thinking, uma metodologia centrada em três pilares: empatia, colaboração e experimentação.



 

“Por meio da empatia, exercitamos nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro, observar cuidadosamente suas necessidades e como podemos ajudar a resolver. Com colaboração, um time procura gerar o maior número de soluções. Com a experimentação, selecionamos as melhores ideias para os protótipos (entregas reais e de curto prazo)”, explica o gerente de Inovação, Bruno Amaral.

 

Segundo ele, por meio dos protótipos, é possível testar, identificar o que deu certo, o que não deu e, assim, evoluir o produto, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro. As propostas elaboradas pelo time foram validadas com outros colaboradores a partir de uma série de entrevistas. A prototipação será realizada em etapas nos próximos meses.

 

Para a assistente administrativa, Neilimara Silva, que participou da iniciativa, o desafio fomentou o desenvolvimento de propostas inovadoras. “Esses três dias que passamos juntos para encontrar a solução ficarão marcados. Conseguimos sair da zona de conforto e atendemos a demanda em tempo recorde”, afirma.

 

As soluções propostas contemplam um painel de indicadores para acompanhamento em tempo real da mobilização, um programa de indicações de profissionais automatizado, a implantação de pontos móveis de atendimento para que os candidatos façam seu autocadastro no portal de currículos da Barbosa Mello e o uso de chatbot (assistente virtual que usa inteligência artificial para interagir com candidatos).