Notícias - A Barbosa Mello mais uma vez se destaca em inovação

A Construtora foi uma das primeiras a investir na tecnologia BIM – programa de modelagem virtual, no segmento de construção pesada.

  • Notícias - A Barbosa Mello mais uma vez se destaca em inovação

A Barbosa Mello mais uma vez se destaca em inovação


A Construtora foi uma das primeiras a investir na tecnologia BIM – programa de modelagem virtual, no segmento de construção pesada.



Uma das primeiras construtoras do setor de infraestrutura no Brasil a utilizar o BIM (Building Information Modeling), a Construtora Barbosa Mello (CBM) avança com o projeto de modelagem virtual. Em algumas das obras realizadas pela CBM, informações relevantes para a etapa de planejamento já são gerenciadas por meio da solução, como quantitativo de serviços e insumos.

O projeto que já conta com modelagem virtual 3D e planejamento e controle 4D, prevê a medição automatizada com geração de memórias de cálculo e visão do que está sendo medido no momento atual e do que foi medido em momentos anteriores. Tudo isso melhora a confiabilidade das informações, uma vez que partem, de forma centralizada, do modelo BIM.

Por ele, a obra é construída virtualmente, antes da execução real, permitindo prever e consequentemente corrigir, com antecedência, desvios de execução. Todas as disciplinas (terraplenagem, civil, arquitetura, estruturas metálicas, hidráulica, elétrica etc.) podem ser sobrepostas, facilitando a coordenação e análise crítica do projeto como um todo.

Dessa forma, é possível evitar interferências entre projetos, identificado com antecedência e possibilitando a correção do projeto antes da execução.

 

Aprimoramento dos profissionais CBM

Outro ponto de destaque do projeto é o investimento em qualificação dos profissionais internos. Em agosto de 2020, a Barbosa Mello iniciou um treinamento 100% voltado para a iniciativa. O curso é segmentado em três módulos e visa possibilitar a formação dos colaboradores em todos os estágios, de iniciante à expert.

Por meio do projeto BIM, a CBM dá mais um grande salto em tecnologia, alcançando novos patamares no mercado de construção pesada.