SISTEMA DE GESTÃO DE COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

Condutas corporativas responsáveis e sustentáveis

  • COMPLIANCE

  • /
  • Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno

SISTEMA DE GESTÃO DE COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

A Construtora Barbosa Mello (CBM) busca garantir o mais alto nível de integridade corporativa e ética em suas atividades, cumprindo com seus deveres de forma transparente e em total observância às legislações aplicáveis, principalmente as de antissuborno e anticorrupção, auxiliando a todos os envolvidos na identificação de possíveis situações de riscos e as formas de atuação.

 

Por isso, estabelecemos o Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno (“SGCA”), que promove e apoia todas as atividades de acordo com as leis, políticas, normas e procedimentos internos da empresa. O SGCA está representado a seguir:

Palavra do Presidente

Nós da CBM construímos uma cultura que vem garantindo a nossa sobrevivência e crescimento ao longo destes anos. Baseados em nossos valores, temos o compromisso de respeitar e cumprir rigorosamente as legislações e regulamentos, conduzindo os negócios nos mais altos padrões éticos e de forma transparente.

 

Praticamos o espírito de dono e ensinamos pelo exemplo, incentivando todas as partes interessadas a terem relacionamentos íntegros, buscando sempre a boa reputação da empresa e também das pessoas.  

 

Por isso, estabelecemos o Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno para PREVENIR, pois é mais fácil que remediar; DETECTAR, para monitorar e controlar os riscos aos quais estamos expostos, focados também em CORRIGIR os desvios em relação aos nossos valores.

 

Além de assegurar um ambiente mais ético, o compliance garante a manutenção da imagem, a sustentabilidade da empresa e da cadeia de parceiros de negócios.

 

Firmamos relações de parceria com confiança, incentivando diariamente a prática de um comportamento ético e íntegro, dentro e fora da empresa. Com as pessoas certas nos lugares certos, contribuímos para a melhoria e desenvolvimento sustentável. 

 

Guilherme Teixeira

Presidente

Compromisso com as Regras

Destacamos o código de conduta da CBM e a política de Compliance e Antissuborno, implementados com o objetivo de pactuar os princípios que norteiam o comportamento esperado nas relações entre todas as partes interessadas que se relacionam com a empresa: os acionistas, colaboradores, parceiros de negócio, governo, além da comunidade e dos clientes.

 

Clique aqui e acesse o Código de Conduta.

Clique aqui e acesse a Política de Compliance e Antissuborno.

 

Conscientização

A CBM dispõe de várias ferramentas que auxiliam na disseminação da cultura ética e íntegra em suas relações de negócios.

Para garantir o entendimento das pessoas, adaptações das comunicações e linguagem para atender os diferentes públicos são realizadas, o que inclui também a disponibilização em meios mais eficazes que atinjam o público operacional.

Orientada pelo seu valor de colocar pessoas certas nos lugares certos, a CBM treina, continuamente, seus colaboradores, com foco no desenvolvimento e valorização do capital humano. Assim, a CBM fortalece, cada vez mais, a cultura ética na empresa e os relacionamentos íntegros, destacando a promoção da integridade e o combate à corrupção, com base nos princípios e valores da CBM e no SGCA.

Esse ciclo de qualificação começa no momento de integração de novos colaboradores, que são treinados nas diretrizes do Código Conduta, políticas, normas e procedimentos de compliance e anticorrupção da empresa. Para intensificar o entendimento e aplicação prática de todas as orientações, a CBM também promove treinamentos periódicos e outros eventos que fomentem o assunto e estejam em consonância com os valores da empresa.

No que diz respeito ao envolvimento da cadeia de valor, a CBM promove ações específicas para os terceiros, estimulando a consolidação de uma cultura de transparência e a promoção da integridade no ambiente de negócios.

E para garantir um ambiente ético e íntegro na empresa, além das ações informadas anteriormente, a CBM disponibiliza um Canal de Ética para que todos que identificarem alguma irregularidade ou qualquer situação potencial ou real de desvio, realizem o seu registro.

O Canal de Ética é confidencial e operado por empresa terceirizada, garantindo-se o anonimato e a proteção ao denunciante de boa-fé. O relato pode ser realizado de forma anônima ou identificada.

Caso tenha alguma situação que precisa ser apurada, clique aqui

Compromissos Assumidos

A CBM é uma empresa comprometida com a sua missão de ser agente de transformação do bem-estar da sociedade, através de ações de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, com o objetivo de promover, de forma estratégica, iniciativas alinhadas à cultura e aos valores da empresa, que contribuam com o seu crescimento e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua.

 

Em decorrência disso, somos signatários de importantes pactos e iniciativas, que são reconhecidas e que refletem no que acreditamos e incentivamos. Clique aqui e conheça os compromissos assumidos pela CBM.

Certificação

As nossas certificações, concedidas por organismos acreditadores internacionais, são o resultado da participação ativa da alta direção desdobrada em todos os níveis da organização. Tais reconhecimentos se conectam com os princípios da sustentabilidade representados nos pilares de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), que são parte intrínseca na cultura e na determinação de valores da Construtora Barbosa Mello.

 

Nossos processos são estabelecidos visando assegurar o atendimento aos requisitos legais, de clientes e internos à nossa organização, cujo objetivo é atender, de forma equilibrada, as necessidades e as expectativas das variadas partes interessadas. Os sistemas de gestão implantados seguem a mentalidade de identificação dos riscos e das oportunidades, com base no plano estratégico organizacional, com maturidade reconhecida pelo RINA Brasil. Por meio da realização de auditorias, a CBM busca atestar seus procedimentos de controle e engajar seus colaboradores quanto à tratativa dos pilares de ESG, construindo, assim, a base cultural sustentável que permeia em toda a empresa.

 

Ao comprovar a eficácia do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno e uma rotina em que todos os colaboradores aplicam os valores institucionais, a Construtora Barbosa Mello evidencia um diferencial competitivo que lhe permite contribuir para a transformação do Brasil. Confira os certificados abaixo.

 

PRIVACIDADE DE DADOS

Privacidade de dados é um dos pilares da segurança da informação, cujo foco é proteger a confidencialidade das informações pessoais, partindo de um tratamento adequado que capacite a empresa a cumprir com as normas vigentes.
 

A CBM, sempre preocupada em realizar o seu trabalho de maneira correta, criou a Norma de Privacidade Externa para reafirmar o compromisso com a segurança, privacidade e a transparência no tratamento das suas informações. Isso significa que adotamos medidas de segurança e privacidade para garantir a conformidade contínua.

Para saber mais, acesse a norma:

NS27 - Norma de Privacidade Externa

 

Em caso de dúvidas ou qualquer solicitação referente a privacidade de dados, solicitamos entrar em contato com a Encarregada de Dados (DPO) da Construtora Barbosa Mello:

 

Rosângela Duarte Campos Pezzi
Canal de contato: dpocbm@cbmsa.com.br