Notícias - Apoio social da Barbosa Mello alcança mais de 13 mil cidadãos

Sete instituições foram beneficiadas pela empresa durante o ano de 2019, além de apoios em campanhas e obras culturais

  • Notícias - Apoio social da Barbosa Mello alcança mais de 13 mil cidadãos

Apoio social da Barbosa Mello alcança mais de 13 mil cidadãos


Sete instituições foram beneficiadas pela empresa durante o ano de 2019, além de apoios em campanhas e obras culturais


Mais do que desenvolver projetos de engenharia, a Construtora Barbosa Mello (CBM) está comprometida com a transformação do bem-estar das comunidades em que atua. Em 2019, a empresa manteve o apoio a instituições de cunho social: Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação da Promoção Humana Divina Providência, Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC), Associação de Proteção à Infância de Santa Luzia, Fundação Inimá de Paula, Obras Sociais Pampulha e Instituto Ecobolsa Brasil.


Essas instituições realizam diversos trabalhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde está a Sede da companhia. Ao todo, os projetos alcançam mais de 13 mil cidadãos, com trabalhos de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, qualificação e profissionalização de adolescentes, apoio a pessoas carentes em tratamento médico, além de temáticas relacionadas a empreendedorismo feminino.


“Nosso intuito é contribuir para que essas instituições continuem atendendo as comunidades, com um trabalho reconhecido de desenvolvimento social. Todas as iniciativas estão alinhadas ao nosso compromisso com o crescimento sustentável, baseado nos pilares econômico, ambiental e social”, afirma a analista de Sustentabilidade da CBM, Jacqueline Oliveira.


Além do apoio financeiro, a CBM também realizou doações de materiais. Atenta à importância da reciclagem e da geração de renda para costureiras e artesãos, a Construtora destinou banners produzidos para as campanhas da companhia ao Instituto Ecobolsa Brasil, que transformou o material em bolsas diversas. A ONG reutilizou a lona, comercializou os itens e comprou uma nova máquina de costura, mais moderna e que permitiu a admissão de um novo artesão.




Fora de Minas Gerais, a Barbosa Mello realizou doações para três instituições na cidade de Canaã dos Carajás, no interior do Pará, onde a empresa conduzia uma obra de grande porte. A Escola Irmã Laura recebeu cerca de 90 itens para modernizar sua cozinha. Já a Associação dos Desbravadores, que atende produtores da agricultura familiar, foi beneficiada com computadores, que estão sendo usados para capacitação em empreendedorismo. Por último, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril recebeu notebooks para oferta do curso de operador em informática para pessoas carentes, visando a inserção no mercado de trabalho.


Comprometimento com a cultura

O apoio à cultura também é importante para a Construtora Barbosa Mello. Em 2019, a empresa patrocinou a restauração de uma das obras do Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), considerado o maior museu a céu aberto do mundo. A doação da Construtora foi destinada à instalação “De Lama Lâmina”, do artista Matthew Barney, que faz uma alusão ao trabalho da mineração, um dos ramos de atuação da CBM. Clique aqui e acesse a descrição completa da obra.




A Barbosa Mello financiou ainda a publicação do Livro José Zanine Caldas, que comemora o centenário de nascimento do profissional, uma referência da arquitetura e designer brasileiros. A publicação, realizada pela Editora Olhares, traz a história de Zanine e suas obras, que tinham a sustentabilidade como premissa.


A CBM também apoiou o Projeto Matriz, tradicional evento cultural de Conceição de Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, onde a companhia tem atuação. O evento reúne em média 5 mil pessoas por dia, que acompanham diversas manifestações artísticas e shows de nomes famosos da música nacional.




Além dos apoios culturais, a Barbosa Mello fez ainda o repasse de itens para o Hospital da Baleia (BH), Associação de Pais e Amigos (Conceição do Mato Dentro), Cooperarvore (Betim), todos em Minas Gerais, e Associação Comercial Paraupebas, no Pará. Cestas básicas, roupas, computadores, telefones, celulares, equipamentos médicos, utensílios de cozinha e tendas estavam entre os itens doados.


Em 2020, a empresa reforça o seu compromisso de promover a mudança nos locais onde atua, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades.