Notícias - Barbosa Mello entrega obra de terraplenagem de grande porte

Com inovação, CBM movimenta mais de 5 milhões de m³ com segurança, produtividade e monitoramento em tempo real

  • Notícias - Barbosa Mello entrega obra de terraplenagem de grande porte

Barbosa Mello entrega obra de terraplenagem de grande porte


Com inovação, CBM movimenta mais de 5 milhões de m³ com segurança, produtividade e monitoramento em tempo real



Mantendo o compromisso de operar com eficiência e segurança, a Construtora Barbosa Mello (CBM) finalizou a obra de Terraplenagem de Grande Porte (TGP), em Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais. Os trabalhos foram realizados em um ano e tiveram o objetivo de drenar e abrir acessos às minas e ao cume da serra para exploração de minério.

 

A obra foi entregue com uma movimentação total de terra que ultrapassou 5,5 milhões de m³, pouco menos do que o volume de escavações para a construção do Eurotúnel, que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha, com 50,5 km de extensão. Quase 900 trabalhadores estiveram envolvidos no projeto, para o qual foram alocados quase 150 equipamentos, como escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes, tratores de esteiras e motoniveladoras.

 

Para operacionalizar a terraplenagem, a CBM utilizou o GPS RTK, tecnologia que possibilita agilidade e precisão nos levantamentos topográficos, otimizando os processos de engenharia e evitando retrabalhos. Com comunicação em tempo real, o GPS permite alimentar o sistema com dados do projeto, determinando o volume produzido de escavação e/ou aterro, além do volume transportado pelos equipamentos.

 

Com o intuito de aumentar a produtividade, a CBM utilizou o sistema Sodep para controlar a frota de equipamentos. Por meio da telemetria foi possível monitorar as viagens das escavadeiras e caminhões, determinando a localização exata e o tempo de uso desses equipamentos. Além de monitorar e promover ganhos de tempo e economia, o Sodep contribuiu para administrar a velocidade, priorizando a segurança dos colaboradores.

 

O engenheiro da Construtora Barbosa Mello Renato Arnaut explica alguns desafios da obra: “A geografia era muito acidentada, já que o terreno da serra era muito íngreme. A solução foi a criação de uma logística para acesso seguro dos equipamentos, especialmente os mais pesados”, aponta o profissional. “Assim, executamos um plano para manter o ritmo da obra e finalizar no prazo estabelecido, com o apoio de várias tecnologias”, finaliza.