Notícias - Barbosa Mello ganha prêmio por criatividade e obra segura

CBM fica em primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Sicepot de Boas Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho

  • Notícias - Barbosa Mello ganha prêmio por criatividade e obra segura

Barbosa Mello ganha prêmio por criatividade e obra segura


CBM fica em primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Sicepot de Boas Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho


A Construtora Barbosa Mello (CBM) levou o primeiro lugar nas duas categorias do Prêmio Sicepot de Boas Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira, dia 31 de outubro, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), organizador do evento, em Belo Horizonte.



O trabalho premiado pela categoria Métodos Criativos minimiza a exposição ao risco de acidentes por altura (diferença de nível) na obra. Para verificar o nível de cimento nos silos da central de concreto (espécie de reservatório), a equipe faz uso de um equipamento (um martelo revestido em borracha, suspenso por uma corda presa em uma roldana), evitando a exposição. O colaborador bate a ferramenta ao redor do silo, emitindo sons para calcular sua lotação.



Chamado Dispositivo de Verificação de Nível de Cimento no Silo, o projeto foi desenvolvido pelos colaboradores André da Silva Dias (encarregado de Central de Concreto) e Leandro Liboreiro dos Santos (mecânico industrial), ambos da Obra Edificações, no Pará. O superintendente de Obras, Márcio André, os representou no evento (à direita, na segunda foto).



Pela categoria Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, o vencedor foi o Programa Produtividade Segura, de autoria do gerente de SSMA, Geraldo Tanure. Segundo ele, o objetivo do programa é monitorar a operação de máquinas e a condução dos caminhões nos serviços de terraplenagem, para assegurar o cumprimento dos padrões de segurança e produtividade, evitando acidentes.



Isso significa operar e conduzir as máquinas e caminhões de acordo com os padrões do fabricante, normas técnicas, requisitos legais, exigências do cliente e procedimentos internos, com o objetivo de preservar a vida, os equipamentos e o meio ambiente, com eficiência produtiva.



“O prêmio é uma vitória para a Construtora Barbosa Mello, que tem mais de 50 anos de experiência na área de infraestrutura, mas acima de tudo é um reconhecimento aos colaboradores da empresa. O método desenvolvido para verificação do silo vai além da segurança na obra. É uma ideia criativa e que gera economia, aumentando a produtividade no canteiro, com mais conforto para a equipe”, explica Geraldo Tanure.



Ao todo, 11 empresas e 28 trabalhos concorriam ao prêmio, que, pelo segundo ano consecutivo, destaca as melhores práticas no segmento de construção no estado. Cerca de 20 colaboradores prestigiaram o evento, que contou também com a presença da vice-presidente corporativa da Construtora Barbosa Mello, Alícia Figueiró.