Notícias - Barbosa Mello reutiliza água para lavagem de betoneiras

A prática acontece nas obras do Pará, para redução do consumo de água e ganhos ambientais

  • Notícias - Barbosa Mello reutiliza água para lavagem de betoneiras

Barbosa Mello reutiliza água para lavagem de betoneiras


A prática acontece nas obras do Pará, para redução do consumo de água e ganhos ambientais



O Brasil possui a maior disponibilidade de água per capita, 21 vezes maior que a da China e 4 vezes maior do que a dos Estados Unidos. Mas, devido ao desperdício desse recurso natural no país, são necessárias ações urgentes e integradas entre os setores governamental, empresarial e comunidade em prol da preservação e uso consciente do recurso, local e mundialmente.

 


Diante desse cenário, a Construtora Barbosa Mello (CBM) implantou, no canteiro de obras em Canaã dos Carajás (PA), a prática de reuso de água na lavagem dos componentes dos caminhões betoneiras, como tambor, calhas e bicas, dentro de um sistema fechado, com redução do consumo de água e ganhos econômicos, sociais e ambientais.

 


“A reciclagem se deu basicamente na circulação da água em um sistema fechado, passando por quatro tanques e com posterior melhoria devido ao acréscimo de filtros de areia”, explica o gerente de contrato da obra, Wellington Pedra. “Isso tem um impacto considerável de redução da entrada de água no sistema, mantendo o ciclo de reuso em um dos processos que mais utilizam água em obras com grandes volumes de concretagem”, diz.

 


Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), a construção civil consome boa parte da água potável no mundo – até 25% da água disponível – sendo que, em áreas urbanizadas, o consumo pode chegar a 50% da água fornecida à região. Esse impacto significativo torna necessária a substituição do uso da água potável por fontes alternativas.

 


Gestão e qualidade

 

A CBM atua focada em criar uma cultura de preservação do meio ambiente, baseada no Sistema de Gestão Ambiental da ISO 14001:2015. Assim, as ações de reuso de água na lavagem de betoneiras são realizadas de forma estruturada e alinhada.



Considerando o consumo necessário para lavagem interna e externa de balões das betoneiras, o volume total de água utilizada, de 2015 a 2018, superou 6 milhões de litros, o que corresponde a mais de duas piscinas olímpicas de economia de água. A prática atende ao Pacto Global da ONU, do qual a CBM é signatária.