Notícias - CBM Apresenta Programa Integrar

Construtora Barbosa Mello lança programa de inclusão de pessoas com deficiência

  • Notícias - CBM Apresenta Programa Integrar

CBM Apresenta Programa Integrar


Construtora Barbosa Mello lança programa de inclusão de pessoas com deficiência


A semana do Dia do Trabalhador na Construtora Barbosa Mello (CBM) foi marcada pelo lançamento do Programa Integrar, que visa a inclusão social de pessoas com deficiência. “Este programa vai ao encontro da missão da nossa empresa, que é transformar o bem-estar da sociedade, com soluções sustentáveis de engenharia”, explica o presidente da companhia, Guilherme Moreira Teixeira. Segundo ele, a oferta de emprego para pessoas com deficiência gera riquezas para a comunidade e promove uma transformação na realidade destas pessoas.


Na terça-feira, dia 02 de maio, todos os colaboradores da Sede CBM, em Belo Horizonte (MG), participaram de uma palestra ministrada pelo Instituto Ester Assumpção, parceiro da empresa, que explicou os diferentes tipos de deficiência e como se portar diante de cada uma delas. Para o palestrante Ricardo Fot, as pessoas com deficiência enfrentam desafios de interação com o ambiente e também desafios impostos por outros cidadãos, como preconceito, resistência e desrespeito, situações que devem ser combatidas diariamente.


Durante o almoço, uma pescaria montada na empresa foi um convite para sentir um pouco as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Com uma das mãos imobilizada, sentados em uma cadeira de rodas, segurando uma muleta ou com os olhos vendados, os participantes receberam o desafio de pescar um peixe de papel. “Somente quando nos colocamos no lugar do outro, percebemos sua realidade e nos solidarizamos”, narrou emocionada Regiane Paredes, analista de Controle da Sede.


Mais tarde, Dudu do Cavaco contagiou os colaboradores com uma apresentação musical e mostrou que os desafios podem e devem ser superados. “Muita gente nos disse que seria impossível que Dudu tivesse uma vida normal por ter Síndrome de Down. Com a música, ele mostra que superou os obstáculos, que você e eu também devemos superar os nossos desafios e acreditar que os sonhos podem ser realizados”, discursou Leandro Gontijo, fundador do Instituto ManoDown, nome em homenagem ao irmão artista.


Segundo a vice-presidente da CBM, Alícia Figueiró, o Programa Integrar é inteiramente aderente à cultura e valores da empresa. “Mais do que gerar emprego, o programa visa proporcionar às pessoas com deficiência um ambiente acolhedor e acessível”, afirma a executiva. Para alcançar este objetivo, todos os colaboradores são constantemente treinados, as instalações da empresa encontram-se adaptadas e frequentemente são vistoriadas por uma equipe de trabalho.


Além da contratação regular de pessoas com deficiência, ação prevista na Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, a Construtora Barbosa Mello é parceira de instituições sociais ligadas ao tema, como o Instituto Ester Assumpção e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), todas em Minas Gerais. O Programa Integrar é mais uma ação de responsabilidade social da CBM.


Clique aqui e veja outros trabalhos.