Notícias - CBM da exemplos de boas práticas no Pará

Construtora Barbosa Mello promove o reaproveitamento de resíduos de obras no Pará

  • Notícias - CBM da exemplos de boas práticas no Pará

CBM da exemplos de boas práticas no Pará


Construtora Barbosa Mello promove o reaproveitamento de resíduos de obras no Pará



O investimento em boas práticas é um dos principais pilares da Construtora Barbosa Mello. Uma ação importante da empresa é o reaproveitamento de resíduos de obra, reciclando materiais que seriam descartados. É um mecanismo que tem impacto positivo no meio ambiente e prevê até redução no custo do projeto.


Os resíduos de obras – compostos principalmente por madeira, sucatas metálicas e entulho – podem ser reinseridos no processo produtivo da empresa, tornam-se matérias-primas para outros projetos em atividades de engenharia civil e montagem eletromecânica.


O concreto, por exemplo, pode ser reaproveitado como um agregado da obra, material menos nobre, mas importante para a construção. É refeito através de um equipamento de britagem, que compacta o entulho para transformá-lo em um produto novo. Esse minibritador transforma ainda restos de cerâmica e blocos.


“A utilização consciente dos materiais e a reutilização de resíduos diminuem a necessidade de aquisição de novas matérias-primas. Vai ao encontro da proposta de desenvolvimento sustentável da construtora”, explica Douglas Taveira, engenheiro de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da CBM Obra Edificações, complexo S11D da Vale no Pará.


Os resíduos de obras demandam tratamento específico, por isso a Construtora Barbosa Mello mantém um processo severo de triagem e encaminha para descarte – por meio da contratante, geralmente – as sobras que não podem ser reaproveitadas.