Notícias - CBM inicia revitalização de ferrovia

Construtora Barbosa Mello faz a modernização de novo trecho da ferrovia que chega à Santos

  • Notícias - CBM inicia revitalização de ferrovia

CBM inicia revitalização de ferrovia


Construtora Barbosa Mello faz a modernização de novo trecho da ferrovia que chega à Santos


A Construtora Barbosa Mello (CBM) chega à cidade de Cedral (SP). Em consórcio com a Construtora Trindade (Cotrin), a empresa é a responsável pelos serviços de infra e superestrutura para modernização da Ferrovia da Rumo, no trecho entre a cidades de Uchoa e o distrito de Engenheiro Schmitt, no interior de São Paulo. As obras tiveram início no mês de abril.



A ferrovia, que liga Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP), é utilizada para o transporte de cargas, em especial grãos e cereais, principais alimentos produzidos na região. A modernização do trecho aumentará a velocidade média dos vagões e diminuirá o tempo de intervalo entre as viagens, resultando em um transporte mais efetivo.


As principais atividades da Barbosa Mello serão alargamento de corte para aumentar a largura da plataforma, instalação de canaleta de plataforma para escoamento de água, substituição de dormentes e limpeza do lastro. Cerca de 25 km de vias serão modernizados, até agosto de 2017.


Aproximadamente 300 empregos diretos serão gerados, o que contribuirá inclusive para o desenvolvimento da região. “A geração de empregos será muito importante para toda a região, especialmente por ser um período sensível da economia”, avalia o presidente da CBM, Guilherme Moreira Teixeira.


Outros projetos

Anteriormente, a Construtora Barbosa Mello realizou a revitalização de outro trecho da via, entre Bálsamo e Simonsen, também no estado de São Paulo. As obras, executadas de novembro de 2015 a setembro de 2016, foram responsáveis pela geração de mais de 700 empregos diretos.



Contratado pela empresa de logística Rumo, este é o sexto projeto de ferrovia desenvolvido pela Construtora. A empresa já executou obras como a Duplicação da Estrada de Ferro Carajás/Vale (PA), a Ferrovia Integração Oeste Leste (BA), o Contorno Ferroviário e Oficinas/RFFSA (MG) e a Superestrutura Ferroviária do Trem Metropolitano de Belo Horizonte/CBTU (MG).