Notícias - CBM investe em automatização de processos

Por meio do programa Req to Pay, a Barbosa Mello vem otimizando seu fluxo de Suprimentos

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CBM investe em automatização de processos


Por meio do programa Req to Pay, a Barbosa Mello vem otimizando seu fluxo de Suprimentos


 


O programa Req to Pay tem por princípio simplificar, integrar e automatizar processos. Com a iniciativa, uma equipe multidisciplinar está revisando todo o processo de Suprimentos da requisição ao pagamento, melhorando fluxos, avaliando soluções tecnológicas e identificando oportunidades de fazer melhor, com menos esforço e com os níveis adequados de governança.

“Após um mapeamento que indicou oportunidades de melhoria, surgiu a necessidade de pensarmos de forma inovadora os processos existentes. Para isso, contamos com o apoio de áreas de desenvolvimento de sistemas e com metodologia ágil para gerir o programa”, explica Leonardo Siqueira de Oliveira, coordenador de Suprimentos da CBM.

O escopo do trabalho engloba todas as etapas: orçamentação, formalização do pedido, análise pelo setor de compras, ida ao mercado para cotação, negociação, equalização, qualificação e definição do fornecedor que atenderá a demanda, formalização do pedido, análise das documentações e comprovação de atendimento da demanda, recebimento de documento fiscal, efetivo pagamento do item e o encerramento formal da demanda.

 

Ganhos no processo

 

O Req to Pay possui três projetos simultâneos: implantação da requisição eletrônica de materiais e serviços nas obras próprias da CBM; melhorias relacionadas à entrada de documentos fiscais, estas duas frentes com o uso da ferramenta Sydle; e automação das minutas contratuais e de toda a gestão de contratos com o uso da ferramenta Netlex.

 

“Esse conjunto possibilitará a solicitação, aprovação e acompanhamento de requisições em tempo real e de maneira remota (via smartphones), além de tornar o processo mais assertivo e ágil, principalmente nas obras. Quanto aos contratos, também passaremos a ter uma visão sistêmica (por tipo, por localidade, por data de vigência, valor etc.) sincronizada com as etapas de solicitação até a assinatura do documento”, destaca Marcelo Assis, gerente de Compliance da CBM.

 

Os ganhos são abrangentes, assim como a dimensão do programa: melhoria da governança do processo desde a aquisição até o pagamento; a melhoria da rastreabilidade de todo o processo; o entendimento, em tempo real, da localidade de cada demanda para dar mais agilidade e assertividade à tomada de decisão; e, por último, o aumento da produtividade, eliminando etapas que não agregam valor e que possam tornar o processo lento.