Notícias - Construtora Barbosa Mello entrega mais uma obra no S11D

Através do Consórcio TKL, CBM finaliza preparação da área destinada ao Sistema Truckless

  • Notícias - Construtora Barbosa Mello entrega mais uma obra no S11D

Construtora Barbosa Mello entrega mais uma obra no S11D


Através do Consórcio TKL, CBM finaliza preparação da área destinada ao Sistema Truckless


A Construtora Barbosa Mello (CBM) finalizou, no último ano, mais um projeto no Complexo S11D Eliezer Batista, da mineradora Vale. Desenvolvido em parceria com a U&M Mineração, o Consórcio TKL foi responsável pela execução dos serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação primária e construções civis para instalação do Sistema Truckless da mina, sobre o qual refere-se a abreviatura TKL.


Em inglês, truckless significa ausência de caminhão. Através deste sistema, o Complexo S11D, localizado na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará, será capaz de transportar o minério de ferro extraído da mina até a usina de beneficiamento por correias transportadoras de longa distância (TCLD). Sem a utilização de caminhões, que emitem gases causadores do efeito estufa, e com processo de beneficiamento a seco, o projeto é tido como pioneiro e promove o desenvolvimento sustentável. “Participar da construção deste complexo minerador, que é referência em sustentabilidade, é motivo de orgulho para nós”, celebra o presidente da CBM, Guilherme Moreira Teixeira.


Para preparação do terreno em que as correias foram instaladas, o Consórcio TKL empregou cerca de 1.200 colaboradores, entre engenheiros, mestres de obra, operadores, pedreiros, carpinteiros, serventes e equipe administrativa. Toda essa mão de obra mobilizada ajudou a fazer de Canaã dos Carajás a cidade que, proporcionalmente a sua população, mais gerou empregos no ano de 2016.


Além do grande volume de terraplenagem, cerca de 18 milhões de m³ (somando-se cortes e aterros), o Consórcio TKL construiu um túnel com 12 mil m³ de concreto estrutural, entre outras obras civis. Segundo o gerente de contrato do consórcio, Claudio Veloso, o maior desafio do projeto, que teve início em 2014, foi a execução da terraplenagem no trecho chamado Overland, um terreno extremamente acidentado, muito íngreme, de difícil acesso e operação muito cuidadosa. “Trabalhamos com cuidado e sempre muito atentos, por isso, conseguimos realizar a obra com segurança para nossos colaboradores”, observa o engenheiro.