A Construtora Barbosa Mello (CBM) é finalista do Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação reconhece práticas empresariais, da academia e de jovens profissionais que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A CBM é signatária do Pacto Global desde 2017 e concorre na categoria Grande Empresa, eixo Paz.
A empresa inscreveu seu Programa
de Integridade – Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno (SGCA). Segundo
a vice-presidente da companhia, Alícia Figueiró, o programa visa fomentar a cultura da integridade, a ética
em todas as relações e a educação pelo trabalho. “Estar entre os finalistas do
Prêmio ODS é o reconhecimento de um trabalho consistente realizado nos últimos
anos, com seriedade e dedicação. Com o envolvimento de todos os colaboradores,
por meio desse projeto, buscamos contribuir para um país melhor e um ambiente
de negócios livre da corrupção”, comemora a executiva.
Mais de 800 projetos foram
inscritos nas três categorias (Empresa, Academia e Jovem Profissional), dos
quais apenas 36 são finalistas. Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de
maio, em evento organizado na cidade de São Paulo (SP). Os dois vencedores da
categoria Empresa (uma Grande Empresa e uma PME) serão convidados
para apresentar o seu case em Nova York (USA), durante o SDGs in Brazil, seminário
que reúne histórias bem-sucedidas do setor privado brasileiro.
O Programa de Integridade
A Construtora Barbosa Mello foi
uma das pioneiras no Brasil, especialmente no segmento da construção pesada, a
obter a certificação ISO 37001 (Antissuborno) e a atestação de conformidade na
ISO 19600 (Gestão de Compliance). O selo, obtido em 2018, foi mantido em 2019,
após auditoria externa periódica realizada por organismo internacional e
independente.
Segundo o gerente de Compliance,
Marcelo Assis, o SGCA busca fortalecer a cultura de se fazer o que é certo,
isto é, prevenir os eventos indesejáveis por meio da gestão de riscos; detectar
para acompanhar e monitorar; e corrigir os desvios em relação aos requisitos e aos
valores da companhia. Um canal de denúncias confidencial e independente é um dos
mecanismos de gestão utilizados, além de treinamentos, campanhas e outros
processos que permitem a interação com as partes interessadas envolvidas com a empresa.
“A implantação do Sistema de Gestão envolveu a identificação das expectativas e necessidades das partes interessadas, a respectiva correlação com o planejamento estratégico da companhia, o alinhamento dos processos e controles, bem como o engajamento dos colaboradores, da alta direção ao público operacional”, explica o gerente, que ratifica a consistência e a maturidade do SGCA.
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