Notícias - Espírito de servir é destaque em ação na CBM

Alunos do Ester Assumpção acompanham um dia de trabalho na Construtora Barbosa Mello

  • Notícias - Espírito de servir é destaque em ação na CBM

Espírito de servir é destaque em ação na CBM


Alunos do Ester Assumpção acompanham um dia de trabalho na Construtora Barbosa Mello


Na quinta-feira de 25 de maio, 13 alunos do Instituto Ester Assumpção visitaram a Sede da Construtora Barbosa Mello (CBM), em Belo Horizonte (MG), para conhecerem a rotina de trabalho na empresa. A visita fez parte do Programa Integrar, que visa a inclusão social de pessoas com deficiência, realidade de todos os alunos do Instituto. Na abertura, a vice-presidente corporativa, Alícia Figueiró, reforçou o compromisso da CBM de contribuir com a transformação do bem-estar da sociedade e destacou o engajamento dos colaboradores com o Programa Integrar.


Em uma ação de voluntariado, aproximadamente 20 profissionais da empresa dedicaram o dia de trabalho para ensinar um pouco do que sabem para os alunos, que fazem um curso de assistente administrativo no Instituto. “Nesse dia inesquecível, tive a oportunidade de conhecer um pouco as dificuldades dos alunos e saber da garra e determinação que eles carregam no peito, sem deixar de lado o sorriso no rosto”, conta o analista fiscal, Kerley Alves. Cristiano de Araujo, um dos alunos participantes, agradece: “Todos da empresa foram muito respeitosos e companheiros. Obrigado por terem nos recebido tão bem”, diz.


Fernanda Drager, do Jurídico, concorda com o colega e completa: “Os alunos estão em formação, preparam-se para o mercado de trabalho e merecem a oportunidade de mostrar que são capazes”, afirma. A colaboradora aproveitou a oportunidade para mostrar à aluna Mariana Santos os procedimentos da área em que trabalha, a forma correta de se escrever um e-mail, atender ao telefone e arquivar um documento. Já Jennifer Bacelar, que foi assistida pelas voluntárias Elbia Lelis e Liliane Lima, ambas da Engenharia, contribuiu com o levantamento dos custos de uma obra. “Tentamos deixar o dia o mais próximo das nossas rotinas, fazendo as atividades com o acompanhamento dela”, afirmam as profissionais.


Além de conhecerem e contribuírem com as atividades de cada setor, os visitantes participaram também de um treinamento sobre segurança do trabalho, do almoço e dos lanches junto aos colaboradores. Segundo a coordenadora do Instituto Ester Assumpção, Ana Flávia, estes momentos permitiram que os alunos percebessem as regras de convivência, de horário e higiene pessoal que devem ser respeitadas dentro de uma empresa. Para ela, isso fará toda a diferença no aprendizado. “A experiência de vivenciar um dia prático na Construtora Barbosa Mello foi algo mágico, além de nossas expectativas. Um momento muito rico de compartilhamento. Não há teoria que supere a prática da convivência”, comemora.


Ao final do dia, visitantes e voluntários participaram de uma dinâmica de encerramento das atividades. Parceria, confiança, gratidão, carinho, colaboração, desenvolvimento, transformação, servir... Cada participante foi convidado a escolher uma palavra que melhor representasse para si a experiência vivida naquele dia. A professora do Instituto, Luzia Rodrigues, buscou palavras para descrever a visita, mas foi difícil encontrá-las: “Foi uma experiência indescritível. Nestes dois anos como professora no Ester Assumpção, nunca vivenciei algo tão significativo”, cravou a educadora.



Clique aqui e veja mais sobre o Programa Integrar CBM.