Notícias - Obras da CBM em Porto Alegre são tema de reportagem

Revista O Empreiteiro destaca trabalhos no Porto Alegre Airport, realizados pelo Consórcio HTBM

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Obras da CBM em Porto Alegre são tema de reportagem


Revista O Empreiteiro destaca trabalhos no Porto Alegre Airport, realizados pelo Consórcio HTBM



As obras do Porto Alegre Airport, na capital do Rio Grande do Sul, foram tema de nova reportagem, agora da Revista O Empreiteiro. O texto destaca a importância do projeto, que trará mais segurança, conforto, mobilidade e serviços para os usuários do aeroporto, um dos principais do país.

 

O Consórcio HTBM, formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello, é o responsável pelos trabalhos, que tiveram início em 2018 e data de entrega prevista para 2021. A matéria foi publicada na edição de março da Revista, que traz as 100 maiores obras em curso no país. Você confere a reportagem abaixo. 

 

Obras em Porto Alegre (RS) envolvem landside e airside


O projeto de melhorias da infraestrutura do Porto Alegre Airport, no Rio Grande do Sul, engloba uma grande gama de ações em todo sítio aeroportuário – desde as áreas de acesso público, como estacionamentos e parte dos terminais de passageiros (denominadas landside), como as áreas com acesso restrito, tais como pátios de aeronaves, taxiways, pistas de pouso e decolagem, vias de serviços, sistemas de auxílio a navegação, muros e guaritas (chamadas de airside).

 

As obras atendem o acordo de concessão firmado em 2017 entre a Fraport Brasil e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). À frente dos trabalhos está o Consórcio HTBM, integrado pelas empresas HTB, Tedesco e Construtora Barbosa Mello.

 

Maior conforto, mobilidade e serviços landside

As ações previstas para o terminal de passageiros estão concentradas no Terminal 1, que contará com a expansão do espaço, reforma do edifício existente (retrofit), construção de um novo píer e incremento da área comercial, resultando em mais serviços à disposição dos usuários. 

 

Estão previstas também intervenções no modo operacional, visando uma maior capacidade de processamento de passageiros e bagagens, eficiência nos fluxos e mais conforto para os passageiros.

 

Na área externa do aeroporto, será construído um novo edifício garagem, ao lado do prédio atual, e novos bolsões de vagas que irão atender a demanda de usuários, que promete aumentar. Segundo o Acordo de Concessão, o aeroporto deverá prover pelo menos 4.300 vagas.

 

As áreas destinadas para o transporte público também passarão por adequações e melhorias, garantindo maior fluidez e segurança ao trânsito de pedestres e veículos.

 

Eficiência e maior capacidade operacional airside

De modo a viabilizar a operação de voos de maior duração – com mais carga e combustível – será realizada a extensão da pista de pouso e decolagem em 920 metros, representando um incremento de quase a metade da atual, que contabiliza 2.280 metros.

 

Esse prolongamento envolve não apenas os serviços de obras civis relacionadas à pavimentação, mas também a adequação dos sistemas de macro e microdrenagem do aeroporto, melhorando o funcionamento das áreas operacionais e o entorno imediato do sítio aeroportuário.

 

Nesse sentido, haverá adequações nos sistemas de balizamento, sinalização (vertical e horizontal) e navegação aérea, redes de fibra ótica, implantação de áreas de escapes (RESAs) nas cabeceiras 11 e 29 da pista, bem como o nivelamento da faixa preparada – região no entorno da pista que tem por objetivo garantir a segurança operacional do aeroporto.


A capa asfáltica também será recuperada, de modo a atender ao novo mix de aeronaves que o aeroporto receberá, especialmente as aeronaves código E.

 

Para garantir a segurança do sistema elétrico e o atendimento a todas as normas e legislação vigente sobre o assunto, está sendo implantada uma subestação de energia de 69Kv, com entrada de medição, novos equipamentos e ramais de alimentação. Essa subestação visa não somente melhorar a infraestrutura instalada, mas também unificar as entradas de energia do sítio aeroportuário, viabilizando o aumento de carga e atendendo às ampliações previstas tanto em landside quanto em airside.

 

O valor das obras de expansão, reforma e melhorias do Porto Alegre Airport assinado com o Consórcio HTBM é superior a R$ 1 bilhão. Com início em 2018, os trabalhos devem prosseguir até meados de 2021.

 

Ficha Técnica – Melhorias no Porto Alegre Airport (RS)

Gerenciadora: Intertechne
Projetos de engenharia e estrutural, construção e montagem: Consórcio HTBM (HTB, Tedesco e Barbosa Mello)
Principais fornecedores:  Medabil (estrutura metálica), Cassol e Preconcretos  (estrutura pré-moldada), Starpex (vidros), Supermix (concreto), Thyssenkrupp Elevadores (elevadores e escada rolantes), ArcelorMittal Brasil (aço), EletroRio e Construteckma (Utilidades) e Coesul (asfalto).

Principais volumes e dimensões da obra
Movimentação de terra: 4.000.000 m³
Concreto estrutural: 60.000 m³
Vidro: 180.000 m²
Cabos: 1.400.000 m
Estacas: 150.000 m

Asfalto: 30.000 m³
Grama: 900.000 m²


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