Notícias - Plataforma digital facilita a contratação de colaboradores

Barbosa Mello cria ferramenta para agilizar os grandes recrutamentos em obras. Em breve, chatbot também estará disponível

  • Notícias - Plataforma digital facilita a contratação de colaboradores

Plataforma digital facilita a contratação de colaboradores


Barbosa Mello cria ferramenta para agilizar os grandes recrutamentos em obras. Em breve, chatbot também estará disponível



A Construtora Barbosa Mello (CBM) vem inovando nos processos internos, sempre em busca de agilidade e de procedimentos funcionais. Com o objetivo de ser referência no mercado da construção pesada, como uma construtora que contrata com eficiência e rapidez, a CBM criou recentemente a sua própria plataforma digital para receber currículos de candidatos a postos de trabalho nas obras.


De acordo com a coordenadora de Administração de Pessoal, Maria Regina Martins Brey-Gil, quando acontece uma grande mobilização numa obra, são entregues muitos currículos em papel. Para facilitar a organização dos candidatos, a Barbosa Mello criou o portal de currículos no próprio site da empresa. “Chegávamos a receber mais de cinco mil currículos durante a mobilização. Para termos ganhos na hora do recrutamento e seleção, decidimos centralizar tudo na plataforma, onde temos acesso ao cadastro dos interessados em tempo real e podemos criar filtros por profissão, região e interesse das pessoas”, explica a coordenadora. “O processo ficou mais eficiente e nosso banco de dados já tem mais de quatro mil currículos, tendo uma média de 800 currículos cadastrados por mês”, comemora.


O portal possui uma linguagem simples para receber as informações dos candidatos e é voltado para os interessados em vagas operacionais, como motoristas, pedreiros e serventes. Caso um interessado não tenha acesso à internet, a empresa auxilia no cadastro. “Durante as mobilizações, quando alguém vai entregar um currículo, orientamos para acessar o portal, caso ele não tenha familiaridade com a ferramenta, disponibilizamos um computador e ensinamos a fazer o cadastro”, informa Maria Regina.

 

Automatização

A criação do portal envolveu os colaboradores das áreas de Inovação, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Administração de Pessoal, orientadas pelos princípios do Inova CBM, o direcionamento estratégico da companhia. Debates, imersões reuniões, testes e aplicações do design thinking foram etapas do projeto.


Para facilitar ainda mais o processo de contratação e sanar dúvidas dos candidatos, a Barbosa Mello irá lançar em breve um chatbot, por meio de um número de whatsapp. A linguagem do assistente virtual foi pensada para as pessoas que irão acessar a ferramenta, com o objetivo de auxiliar o cadastro no portal.


Assim a Barbosa Mello dá um passo no fortalecimento da reputação de sua marca e sai na frente no mercado da engenharia, sempre pensando em processos eficientes e que agreguem valor aos trabalhos. 


Clique aqui e acesse a plataforma.