As obras do Porto Alegre Airport (Fraport) continuam no ritmo programado e etapas importantes já foram entregues e liberadas para os usuários do aeroporto. Até o momento, 74% das obras já foram concluídas e as primeiras intervenções executadas contemplaram os sistemas operacionais, iluminação, banheiros, wi-fi e sinalização. Também foi aberta a nova área de controle de segurança e sala de embarque internacional, que alterou o fluxo no aeroporto dos passageiros com viagens para o exterior.
Também foram entregues as novas áreas de check-in, salas de embarque e desembarque domésticos, todas com padrões internacionais de qualidade e segurança. O Consórcio HTBM, formado pelas empresas HTB, Tedesco e Barbosa Mello, é o responsável pelas obras de modernização e ampliação do aeroporto da capital gaúcha, desde janeiro de 2018.
Mais conforto aos passageiros
Os passageiros ganharam também duas novas portas de entrada no Terminal, localizadas na sequência das três existentes, que dão acesso direto ao atendimento das companhias. Com 41 balcões de check-in, o espaço oferece mais conforto e dinamismo ao processo. Também foi construído o novo edifício garagem, localizado próximo ao Terminal de Passageiros, com cinco pavimentos e 1.050 vagas para automóveis.
Tecnologia
O processo de modernização inclui a instalação de uma das primeiras taxiways (vias de taxiamento de aeronaves) de concreto do país. Também foi aplicado o sistema de água de reuso, em que se utiliza a água da chuva para os sanitários. Esta medida gerou uma economia de aproximadamente 30%, o equivalente a 50 mil litros de água no mês. Além disso, em 2018, já haviam sido realizadas melhorias do wi-fi e no sistema de solução de câmeras de segurança.